Soluções Simples Para Tempos Difíceis

Para enfrentar 2016: Remaneje e Simplifique

Em tempos de crise econômica, especialistas do Boston Consulting Group recomendam remanejar despesas comerciais e de marketing de forma a turbinar a geração imediata de receita. Embora seja sensato reduzir custos, a redução desproporcional pode colocar o desempenho da empresa em risco no longo prazo. O ideal é aproveitar a crise para reavaliar as iniciativas de baixo rendimento e focar na sustentação da marca, dedicando o orçamento a iniciativas com resultados mensuráveis.

Geração de demanda. Com custo relativamente baixo e desempenho mensurável, este serviço permite que o departamento de marketing transforme em vendas efetivas os leads gerados em eventos e campanhas. Além de gerar oportunidades reais para a empresa, esse serviço permite ao marketing avaliar de forma quantitativa o retorno das suas iniciativas.

Eventos internacionais. Fundamental para o posicionamento da marca, eventos internacionais tem um custo alto e um retorno difícil de mensurar. Contratar a organização ponta-a-ponta (desde a gestão de fornecedores até a representação comercial e follow up para fechamento de vendas) pode ser uma alternativa para que a empresa mantenha a presença em eventos internacionais e ainda gere oportunidades efetivas.

Finalmente, este pode ser um bom momento para encontrar no mercado, parceiros e fornecedores que ofereçam serviços de qualidade com preços competitivos. O importante é manter a qualidade e encontrar maneiras eficientes que, além de manter o posicionamento da marca, ainda gerem receita no curto prazo.

Para informações sobre as soluções Marketing 360 da Paseli, contate Karina Fensterserifer através do e-mail karina@paseliconsulting.com