Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades para as Exportações

Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras

Mapa identifica e define mercados prioritários para as exportações brasileiras. Para subsidiar os eixos de “Diversificação de Destinos das Exportações Brasileiras” e “Diversificação da Pauta de Exportação Brasileira” do Plano Nacional de Exportação 2015-2018, a Apex-Brasil lançou o Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras.

Destacam-se no material, os países considerados estratégicos para a atuação comercial brasileira, com posterior identificação de setores e formas de atuação em cada um desses mercados. Acesse o mapa clicando aqui.

O Plano Nacional de Exportação, lançado em junho, define entre os seus pilares o aperfeiçoamento de mecanismos de financiamentos às exportações, como o Programa de Financiamento às Exportações (Proex), e regimes tributários, como o PIS/Cofins e o Reintegra. Com a alta do preço do dólar, que torna os produtos brasileiros mais atraentes no exterior, o governo brasileiro aposta no aumento das exportações.

Trinta e dois mercados foram apontados como prioritários no Plano Nacional de Exportações, quem apresentam grandes oportunidades para produtos e serviços brasileiros. A seleção final levou em consideração variáveis macroeconômicas como mercado consumidor, desempenho econômico recente, projeções para os próximos anos e volumes de importação.

O estudo Internacionalização das Empresas Brasileiras, realizado pelo SOBEET, mostra que as exportações são a principal via para a internacionalização. É através da exportação que as empresas brasileiras costumam dar o primeiro passo rumo à internacionalização. Alianças estratégicas com empresas estrangeiras e a instalação de unidades próprias no exterior buscam driblar as barreiras observadas no processo de exportação, com destaque para o acesso a canais de distribuição nos mercados internacionais.