Carteira de motorista brasileira nos EUA: pode dirigir legalmente?

Carteira de motorista brasileira nos EUA - pode dirigir legalmente

É comum que haja dúvidas sobre a possibilidade de dirigir com a carteira de motorista brasileira nos EUA, como também a necessidade de adquirir a PID (Permissão Internacional para Dirigir). De acordo o portal oficial do governo norte-americano, os indivíduos que dirigem nos EUA devem ter uma carteira de motorista válida – no caso dos brasileiros, a CNH -. Entretanto, alguns estados do país exigem ainda a PID de estrangeiros. Nessa postagem, você vai saber mais informações sobre as regras de direção para turistas e residentes que não são cidadãos dos Estados Unidos.

Quais estados norte-americanos exigem a PID?

É possível verificar no site do Departamento de Trânsito de cada estado norte-americano se a Permissão Internacional para Dirigir é exigida junto com a CNH. Vale ressaltar que normas de trânsito podem variar de estado para estado, pois cada um tem autonomia. Portanto, aproveite também para verificar as normas de trânsito em vigor da região.

Visitantes de curto-prazo (turistas)

O portal oficial orienta que se você pretende obter uma PID, você deve fazer isso antes da sua viagem para os EUA. Veja algumas informações importantes:

– Os Estados Unidos não emitem a PID para visitantes estrangeiros. Se você possui a CNH definitiva e dentro da validade, entre em contato com o respectivo Departamento de Trânsito que fez a emissão da sua carteira de motorista.

– Se você quiser alugar um carro, você pode precisar da sua CNH e da PID. Confira as políticas da empresa de aluguel e demais requisitos com antecedência.

– Cuidado com possíveis golpes com a Carteira de Motorista Internacional.

Residentes (que não são cidadãos dos EUA)

Os indivíduos que moram ou pretendem morar nos Estados Unidos podem usar a carteira de motorista brasileira por 180 dias. Após esse período, será necessário solicitar a carteira de motorista norte-americana para continuar dirigindo. A aquisição da carteira é diferente em cada estado. Portanto, verifique os requisitos específicos do estado que você mora. Independente da origem da emissão da carteira dentro dos EUA, você poderá dirigir em todo o país. É de sua responsabilidade conhecer e obedecer as regras de trânsito do estado em que você estiver dirigindo.

Aluguel de carro nos Estados Unidos

Se quiser fazer o procedimento com antecedência, você pode alugar um carro pela internet e pagar com cartão de crédito. Você também pode alugá-lo na hora no estabelecimento. Em ambos os casos, será necessário apresentar o passaporte e a CNH para retirar o veículo. Vale lembrar que é possível que a empresa também solicite a sua Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Continue acompanhando o blog para saber mais dicas e informações úteis sobre o mercado e cultura norte-americana. E se você deseja internacionalizar a sua empresa brasileira, entre em contato com o Hub55. A iniciativa oferece apoio administrativo, amplo networking, acesso a recursos locais e estrutura operacional para os parceiros associados. Saiba mais informações no site do Hub55 e agende uma entrevista!