Internacionalização de empresas: quais são os benefícios?

Internacionalização de empresas - Benefícios

Cada vez mais empresários brasileiros tem classificado o mercado internacional como uma oportunidade para agregar mais valor e reconhecimento em seus negócios. No entanto, mesmo com a busca contínua por crescimento, muitos gestores de pequenas empresas ou startups ainda possuem dúvidas e incertezas sobre o processo de internacionalização.

Confira a seguir alguns dos principais benefícios da internacionalização de empresas brasileiras:

Aumento de receitas

O empresário adquire acesso a uma ampla rede de clientes, o que gera um aumento em suas receitas no caso de o produto ou serviço oferecido apresentar um bom resultado nesse novo mercado.

Aumento de competividade

Uma nova demanda resulta na necessidade de aumentar a escala de produção. Essa decisão estratégica proporciona a redução de custos, aumento da margem de lucro e aperfeiçoamento dos processos produtivos.

Redução da carga tributária

A venda para o mercado externo possui incentivos fiscais que diminuem os tributos de IPI, ICMS, COFINS, PIS e IOF.

Redução da dependência do mercado interno

A expansão internacional fortalece o empreendimento e o torna menos vulnerável à instabilidade do mercado interno.

Acesso a novas tecnologias

O empresário pode adquirir o know-how do mercado internacional e trazer inovações para serem aplicadas em seus produtos no mercado brasileiro, o que aumenta sua competitividade em território nacional.

Fortalecimento da imagem

A comercialização de produtos ou serviços em outros países fortalece a imagem da empresa, pois isso demonstra maior comprometimento com clientes e fornecedores e aumenta sua credibilidade.

Acesso a incentivos governamentais

Com objetivo de incentivar a geração de empregos locais e investimentos em infraestrutura, existem entidades governamentais que oferecem subsídios atrativos para a instalação de novas empresas.

Aquisição de novos talentos

A empresa tem a oportunidade de adquirir novos colaboradores com habilidades, experiências e competências únicas. Isso pode se tornar uma vantagem competitiva para o seu negócio, pois eles possuem uma visão de mercado diferente e podem apresentar ideias interessantes para serem aplicadas no mercado nacional.

Existem inúmeros benefícios no que se refere à internacionalização de empresas brasileiras. Porém, é importante destacar que o processo de internacionalização exige muito estudo, planejamento e cuidados. O desconhecimento do mercado pode causar grandes prejuízos até mesmo para os empreendedores mais experientes. Por isso, na busca de melhores resultados e de uma transição de baixo risco, muitos empreendedores recorrem ao apoio especializado para o processo de internacionalização.

Hub55 atrai empresas brasileiras para os EUA

O Hub55 é uma iniciativa privada que oferece soluções para internacionalização de empresas brasileiras através do estado norte-americano de Connecticut. Com o apoio da Paseli Consulting e do governo local através de incentivos financeiros e isenção de impostos, Connecticut tornou-se a nova terra do empreendedorismo brasileiro nos Estados Unidos.

New Haven em Connecticut - Estados Unidos

New Haven – Connecticut.

Para saber mais informações sobre as vantagens em investir em Connecticut com apoio do Hub55, acesse a página do projeto e aumente as fronteiras do seu negócio!