Como funciona o visto de investidor EB-5 nos EUA?

Como funciona o visto de investidor EB-5 nos EUA - Blog Hub55

Criado em 1990 pelo governo norte-americano para estimular o investimento estrangeiro, o programa EB-5 oferece a concessão do Green Card aos estrangeiros que realizarem uma contribuição mínima para ser aplicada em novos negócios nos Estados Unidos, observando certas regras. Atualmente, o visto de investidor é uma das formas mais rápidas e confiáveis para obter a residência permanente no país.

Qualquer indivíduo maior de 21 anos pode aplicar para o EB-5, desde que o mesmo cumpra todos os requerimentos a fim de se qualificar para o visto. Os interessados devem fazer um aporte mínimo de US$500 mil para criar uma empresa, e a mesma deve ser capaz de gerar pelo menos 10 empregos nos Estados Unidos para um período de no mínimo dois anos.

Os candidatos podem optar por investir como investidores individuais ou por meio de um Centro Regional EB-5.

Investidores individuais

Caso um indivíduo opte por investir por conta própria, ele deverá encontrar um projeto de investimento próprio. Por exemplo, o investidor pode estabelecer e gerenciar uma nova entidade comercial. Essa é uma opção recomendável para aqueles que desejam ter mais controle do negócio e que buscam o maior retorno sobre investimento (ROI) possível.

Centro Regional

Um Centro Regional é qualquer entidade econômica pública ou privada envolvida com a promoção de aumento de capital nacional, geração de empregos, melhoria da produtividade regional e crescimento econômico. Essa é uma escolha ideal para candidatos ao EB-5 que estão interessados na residência permanente sem ter que se preocupar com o gerenciamento direto do novo negócio, pois isso será realizado pelo próprio Centro Regional.

Residência permanente e cidadania nos EUA

Os candidatos que concluírem com sucesso o EB-5 podem ter a sua petição I-829 aceita para se tornarem residentes permanentes legais dos EUA. Essa petição demonstra que o investidor imigrante cumpriu todos os requisitos do programa EB-5 exigidos pelo USCIS – Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos da América.

Os residentes permanentes podem viver e trabalhar em qualquer lugar do país norte-americano. Além disso, a residência permanente pode ser concedida ao cônjuge do investidor EB-5 e aos filhos solteiros menores de 21 anos.

Os detentores do visto EB-5 podem obter a cidadania nos Estados Unidos. Para isso, devem ser residentes permanentes por pelo menos cinco anos. Após esse período, será permitido ao titular do visto de investidor passar pelo processo de naturalização que concede o direito de se tornar cidadão dos EUA. Os cidadãos norte-americanos possuem mais direitos do que os residentes permanentes como, por exemplo, o direito ao voto em eleições públicas e elegibilidade aos programas de benefícios do governo.

Apoio especializado para abertura de empresa dos EUA

Visto EB-5 EUA - Consultoria internacional

A abertura de uma empresa no exterior exige planejamento e plano de negócios concreto. Por isso, procure um apoio especializado para o programa EB-5. O Hub55 oferece suporte completo para o desenvolvimento de empresas brasileiras no estado de Connecticut – EUA. Para mais informações, acesse a página do projeto.