O que é investimento estrangeiro direto?

O que é investimento estrangeiro direto - Paseli Consulting

O investimento estrangeiro direto (IED) é todo subsídio vindo do exterior que é aplicado na estrutura produtiva doméstica de um país. Em outras palavras, essa é uma forma de participação acionária em empresas já existentes ou na criação de novos negócios que operem fora da economia do investidor.

O processo do IED é baseado na atuação conjunta de uma empresa matriz e uma filial estrangeira, assim formando uma empresa multinacional. Para ser considerado um investimento estrangeiro direto, o investimento deve conceder à matriz o controle sobre a sua filial. De acordo com as Nações Unidas, esse controle ocorre quando o investidor detém 10% ou mais das ações ordinárias ou do direito a voto de uma empresa de capital aberto, ou seu equivalente caso seja de capital fechado.

Benefícios do investimento estrangeiro direto

Existem diversos benefícios no IED, entre eles podemos citar a geração de empregos, transferência de tecnologia, acesso a redes de marketing internacionais, fonte de financiamento externo, desenvolvimento da infraestrutura e balanço de pagamentos. Além disso, o investimento estrangeiro direto proporciona crescimento para empresas e iguala as economias de escala em mercados domésticos. Dessa forma, há uma maior produtividade e geração de empregos, como também apresenta às empresas nacionais novas ideias e práticas que podem ser aplicadas em seus negócios.

Estados Unidos lidera o Índice de Confiança de Investimento Estrangeiro Direto

Apesar das incertezas relacionadas às propostas do presidente norte-americano Donald Trump, os Estados Unidos continua sendo um ambiente favorável para negócios, ficando na frente da Alemanha e China, que ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Para mais informações, acesse o relatório completo no site ATKearney.

Connecticut oferece oportunidades para internacionalização

Em busca de novos investidores, o governo do estado norte-americano Connecticut oferece uma série de recursos e incentivos para empresas que visam crescimento a nível global. Connecticut está localizado no nordeste dos Estados Unidos e possui uma economia sólida, mão de obra qualificada, alto nível global e o maior PIB per capita dos Estados Unidos.

New Haven - Connecticut

Vista aérea da cidade de New Haven – Connecticut.

De olho nas oportunidades de desenvolvimento, o estado tornou-se lar do Hub55, uma iniciativa situada em New Haven que oferece assistência completa para a instalação de empresas brasileiras com foco em tecnologia nos Estados Unidos. A iniciativa proporciona fácil acesso ao amplo mercado da América do Norte com base em três pilares: resources, network e knowledge. Saiba mais sobre esse projeto único e amplie as fronteiras do seu negócio!