Armazenamento em nuvem é essencial para reduzir custos das empresas

Empresas que continuarem receosas com o armazenamento em nuvem tendem a ficar para trás

 

Um estudo realizado pela Bain & Company junto a líderes de 400 empresas mostra que dentre as prioridades para o futuro encontra-se a migração de dados para a chamada Armazenagem em nuvem ou Cloud Server. A computação em nuvem (em inglês, cloud computing) é a utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados.

 

No entanto, o estudo revela que a situação real ainda está distante da ideal: as empresas transferem, em média, somente 18% da carga de trabalho. A variação é maior ou menor dependendo do segmento industrial.

 

A maior parte dos executivos de TI e de negócios conhecem as vantagens de transferir suas cargas de trabalho para a computação em nuvem, sobretudo aquelas relacionadas a redução de custos então, o que os impede de investir com mais intensidade nesse tipo de arquitetura?

 

  • Medo da mudança: muitos líderes de TI ainda hesitam diante do que seria considerada uma grande mudança e adiam a tarefa deslocando apenas uma parcela da carga para cloud, justamente pelo receio das tecnologias disruptivas, que interferem em processos, organizações e às vezes até em indústrias inteiras;
  • Escolha do sistema adequado: Um obstáculo que ainda aparece no estudo é o dilema de escolher o modelo certo de nuvem, entre as alternativas de nuvem pública, privada ou híbrida;
  • Fraudes: manter servidores próprios pode parecer a decisão mais segura, mas não tem protegido as vítimas dos ataques cibernéticos de alto perfil, incluindo Sony e JPMorgan Chase.

 

O segredo de uma migração bem sucedida é avaliar o modelo correto para a empresa e ter coragem para enfrentar um reforma completa do modelo tradicional de TI. Apostar em inovações tecnológicas é investir na evolução da empresa.