Mark Burnett teme ser preso pelo FBI
Mark Burnett, analista de segurança de TI, publicou 10 milhões de nomes de usuário e suas correspondentes senhas em seu blog na segunda-feira, dia 9 de fevereiro. Ele afirma ter realizado a ação para “obter dados bons, limpos e consistentes, de forma que todo mundo possa encontrar novas maneiras de explorá-los e obter conhecimentos a partir deles.” Seu objetivo era ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre como elas escolhem suas senhas. Segundo Burnett, nenhuma das senhas que ele postou eram novos vazamentos e todas já haviam sido, de alguma forma, liberadas para o público.
“Todas elas estão ou estiveram, em algum momento, completamente disponíveis para qualquer pessoa em um formato uncracked. Eu não incluí senhas que exigiam quebras de sigilo, pagamento, acesso exclusivo em fórum, ou qualquer outra coisa que já não estivesse disponível para o público em geral. Você deve ser capaz, ainda, de encontrar um grande número destas senhas através de uma simples pesquisa no Google “, disse Burnett em um post em seu blog.
Em sua defesa contra o FBI, que estuda sua prisão, ele afirmou: “Eu poderia ter lançado estes dados anonimamente, como todo mundo o faz, mas por que eu o teria feito? Eu claramente não tive intenção criminosa”, escreveu Burnett em seu blog.