Brasil tem novo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação
Aldo Rebelo assume MCTI
Na sexta-feira, 2 de janeiro de 2015, a presidente Dilma Rousseff, ao iniciar seu segundo mandato, define Aldo Rebelo (PCdoB) como seu novo ministro da Ciência Tecnologia e Inovação. Na cerimônia de transmissão de posse, o ministro discursou em defesa de uma maior valorização da agenda da área no governo federal e no Congresso Nacional. Afirmou que CT&I “são temas que devem ser tratados em relação estreita e profunda com a política, com o Congresso e o governo” uma vez que estão associados aos interesses do desenvolvimento do País, da elevação do padrão de vida da população e da democratização da sociedade.
Dentre outros compromissos assumidos constam:
- Ampliar os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT);
- Dar continuidade ao Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento (PNPC), lançado em junho pelo ex-ministro Campolina;
- Fortalecer a atuação do CNPq e da Finep/MCTI “como agências promotoras do desenvolvimento científico e tecnológico”.
Ainda em destaque, o ministro falou de reforços no apoio à inovação e à produtividade das empresas nacionais que, segundo ele, é uma recomendação da presidenta Dilma Rousseff. “Todos nós sabemos que a inovação é fundamental na disputa da economia. O Brasil, ou enfrenta esse desafio ou fica para trás”, afirmou o ministro. “A melhor forma de proteger o Brasil e o interesse nacional é fortalecer e desenvolver cientificamente, tecnologicamente o País, ampliando as suas possibilidades de inovação. É isso que nós temos que fazer”, pontuou Rebelo, durante a solenidade.
Conheça um pouco sobre o Ministro Aldo Rebelo
Nascido em Viçosa, dia 23 de fevereiro de 1956, exerce as carreiras de jornalista e político brasileiro, atualmente é filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Dentre os cargos públicos assumidos:
- Foi deputado federal eleito diversas vezes pelo mesmo partido;
- Representou a população do estado de São Paulo na Câmara dos Deputados tendo sido presidente desta;
- Foi ministro de Estado da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais do Governo, no período de 2004 a 2005;
- Ficou bastante conhecido pelo projeto de lei, em 1999, projeto de lei que restringia o uso de estrangeirismos na língua portuguesa e outro em 2011 teve seu projeto de revisão do Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados.
- Foi ministro dos Esportes do Governo Federal, deixando o cargo para assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.