Inovação é fundamental para crescimento econômico

Equilibrar as contas do governo é o novo desafio para 2015 segundo a nova equipe econômica do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff apresentada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Joaquim Levy assume o Ministério da Fazenda, enquanto Nelson Barbosa será o responsável pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Alexandre Tombini foi mantido na presidência do Banco Central.

A equipe se pronunciou com a frase “fortalecimento da economia”, demonstrando disposição e rigidez, apostando também no trabalho em conjunto com outros ministérios, estados e municípios para equilibrar as contas do governo. Para 2015, o número estimado é de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e nos dois anos seguintes, sobe para 2% do PIB sendo essas as ousadas metas de superávit primário diante das recentes controvérsias no Congresso Nacional.

Com tais ações a Presidente demonstra ter ouvido o mercado, porem fica a expectativa se a nova equipe terá a autonomia necessária para tratar a economia brasileira com mãos de ferro da forma que o momento exige, com as boas medidas anunciadas sendo executadas na pratica.