TI brasileiro deve ficar acima do PIB em 2015 – confira setores em ascensão




      

Na contramão da desaceleração da economia, o setor de tecnologia da informação está em franco crescimento. Ele deve registrar expansão de 11,6% em 2015 e terminar este ano como o sexto setor com mais investimentos, com expectativa de chegar a 165,6 bilhões de dólares, 5% maior que no ano passado. Segundo a empresa de consultoria e pesquisa de mercado International Data Corporation (IDC) e a consultoria Gartner Group a movimentação global no setor deve superar 3,8 trilhões de dólares. Ainda de acordo com a IDC, a tendência para este mercado em 2015 é de que 1/3 dos investimentos globais sejam para a Terceira Plataforma – a qual abrange soluções na área de TI como serviços na nuvem, redes sociais, aplicações de mobilidade, big data e analytics.

 A seguir, veja a projeção de crescimento para os principais serviços dessa área:

Cloud Computing: De acordo com a consultoria IDC, os serviços na nuvem serão responsáveis por movimentar 118 bilhões de dólares em 2015.

Sistemas de armazenamento e servidores: A Gartner Group prevê que os gastos com sistemas de armazenamento e servidores cheguem a 143 bilhões de dólares, representando um aumento de 1,8% em comparação a 2014. Já no setor empresarial do mercado de software o crescimento será de cerca de 5,5%, chegando aos 335 bilhões de dólares. 

Big Data e Analytics: Segundo a IDC estas áreas podem responder por 125 bilhões de dólares ao longo do ano, tendo destaque projetos de big data com soluções de analytics rich-media (imagem, áudio e vídeo). 

Mais contratações no mercado de TI: Segundo a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) a contratação de profissionais de TI deve ter um aumento de 30% até 2016. O mercado já emprega, atualmente, 1,3 milhão de pessoas.


Nossas empresas



  • Maurício Costa

  • Jean Pierre Filion

  • Nena Lentini

  • Jason Giulietti

  • Reno de Brito Pereira

  • Luiz Tanaka

  • José Lima




Notícias

Newsletter

Adicione o seu e-mail e receba as nossas novidades