Brasileiro ganha prêmio da ONU de melhor aplicativo de inclusão social do mundo




      

O aplicativo foi criado para sua filha com paralisia cerebral e hoje beneficia 10 mil usuários ao redor do mundo

Aos 36 anos, Carlos Pereira recebeu no dia 3 de fevereiro, em Abu Dhabi, o reconhecimento da ONU com o prêmio de melhor aplicativo de inclusão social do mundo. O analista de sistemas desenvolveu o Livox, um aplicativo para tablet capaz de dar voz a sua filha Clara, de 6 anos – portadora de paralisia cerebral.

Há 4 anos, Carlos convenceu investidores estrangeiros a criarem uma elaborada clínica de reabilitação em Recife, sua cidade sede, mas não se conteve: sonhava em se comunicar com sua filha para além das fichas de fotos que tirava para conhecer seus gostos e demandas. Se a menina quisesse uma bolacha, por exemplo, o pai precisava tirar diversas fotos, distribuí-las em fichas e as apresentar à menina para que pudesse apontar e eleger. Carlos desenvolveu então o LIVOX “livro inteligente” que vai muito além de ser um fichário virtual de imagens. Com algoritmos inteligentes, o aplicativo consegue detectar quantos dedos estão tocando a tela, calcular e fazer as correções necessárias para que o aplicativo leia os comandos de pessoas que não têm firmeza na mão. O aplicativo ainda traz seções que indicam – Eu estou com… seguido de respostas como “fome”, “sono”, etc.

Hoje, Clara faz mais do que pedir bolachas: alfabetizou-se e escreveu um texto do seu livro de formatura da pré-escola. Assim como ela, 10 mil outros usuários se beneficiam da invenção, que extrapolou os limites de Recife e conquistou o mundo. Carlos Pereira já propagou sua ideia para os Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. Seus atuais esforços vão na direção de desenvolver um projeto para que a filha possa andar,  “É segredo, ainda, mas é uma ideia fabulosa” afirma o inventor.


Nossas empresas



  • Maurício Costa

  • Jean Pierre Filion

  • Nena Lentini

  • Jason Giulietti

  • Reno de Brito Pereira

  • Luiz Tanaka

  • José Lima




Notícias

Newsletter

Adicione o seu e-mail e receba as nossas novidades