74% da população fornece “sem querer” dados para malfeitores da internet




      

Uma pesquisa realizada pela da Symantec, Norton Mobile, aponta que 74% dos brasileiros cedem diversos tipos de informações para malfeitores da internet, que podem ser usadas por criminosos digitais em busca de ganho financeiro. Dentre os exemplos, o estudo mostra que usuários disponibilizam facilmente informações de sua geolocalização, contatos, fotos, senhas, pacote de dados do aparelho, mostrando que até mesmo aplicativos legítimos podem apresentar brechas de segurança, que podem ser aproveitadas pelos mal intencionados.

A pesquisa também indica que no Brasil há muitos usuários preocupados com estes tipos de fraude mas que, em sua grande maioria, desconhecem quais informações estão sendo fornecidas aos desenvolvedores de aplicativos, comprometendo sua privacidade e colocando-os em risco.  Para além, a pesquisa também mostra que:

45% sabe que estão cedendo a localização de seu aparelho aos desenvolvedores;

81% dos entrevistados não sabe que aplicativos podem modificar seus favoritos no celular;

38% está disposto a permitir que os aplicativos usem mais a bateria para obter um aplicativo gratuito;

75% não sabe que permitem o acesso à câmera e microfone do smartphone;

1 em cada cinco consumidores permite que um aplicativo controle o quanto usa de seu pacote de dados.

“Muitas das ameaças móveis atuais estão localizadas em aplicativos para smartphones e tablets. Globalmente, são mais de 3 milhões de aplicativos maliciosos e 8 milhões que podem expor a privacidade dos dados. […] Por isso, é necessário saber que, quando se trata de aplicativos, a palavra ‘grátis’ raramente vem sem um custo. Os dados pessoais se tornam a moeda de troca e como a maioria dos usuários não sabe das vantagens e desvantagens de privacidade online, acabam por expor suas informações” revela Beto Santos, Diretor de Consumo da Symantec.


Nossas empresas



  • Maurício Costa

  • Jean Pierre Filion

  • Nena Lentini

  • Jason Giulietti

  • Reno de Brito Pereira

  • Luiz Tanaka

  • José Lima




Notícias

Newsletter

Adicione o seu e-mail e receba as nossas novidades